O Termo Pedestáltico
Antes de mais nada, analisaremos a semântica do termo "pedestáltico". A palavra tem origem no substantivo masculino "pedestal" que, segundo o Dicionário Aurélio é "peça que sustenta uma estátua, uma coluna, etc." No caso aqui estudado, o pedestal serve para se idolatrar a pessoa amada. A pessoa acima do pedestal encontra-se em um nível superior, inatingível, alto demais para que o indivíduo abaixo dela o alcance.
Além do adjetivo "pedestáltico", outras variações tiveram origem no desenrolar desta teoria, como o verbo "pedestalizar" (colocar alguém sobre o pedestal) e os substantivos "pedestaltia" e "pedestaltismo" (que abrange todo o processo pedestáltico), além de outros termos que você não vai encontrar no Aurélio.
Os demais termos utilizados nesta explanação são derivações das obras de brilhantes pensadores de nossa era que conseguem explicar como ninguém as nuances do pedestaltismo, compilados por este que vos escreve. São trechos de músicas que servem de trilha sonora para um caso pedestáltico e, de tão perfeitas, podem causar indignação. Com que direito estes artistas conseguem dizer exatamente o que se passa nas nossas cabeças em momentos tão íntimos?
"Then you listen to the music and you like to sing along, you want to get the meaning out of each and every song. Then you find yourself a message and some words to call your own and take them home."
Então você ouve a música e gosta de cantar junto, você quer entender o significado de cada uma das canções. Então você encontra uma mensagem para você e algumas palavras para usar, e as leva para casa.
"The Guitar Man" - Bread - do álbum "Guitar Man"
No caso da escolha das músicas, é bom deixar claro que não é minha intenção realizar um tratado definitivo sobre os temas abordados. A escolha foi feita com caráter totalmente pessoal. São as músicas que eu costumo ouvir e com as quais eu me identifico, mesmo sabendo que existem muitas outras músicas de muitos outros artistas que abordam os mesmos temas. Recomendo todas as citadas aqui - procure os CDs, baixe da internet, peça nas rádios, não deixe de conhecer nenhuma destas pérolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário